sexta-feira, 27 de novembro de 2009

Oficina Pedagógica - Ensinando com as TIC

Atendendo ao convite da Diretora Pedagógica da Escola Estadual Meira Matos, Ozeni Florentino,em Aparecida do Rio Negro, realizamos no dia 12-11, uma Oficina Pedagógica com todos os professores da Unidade Escola, uma ação do Dia Pedagógico


O objetivo da referida Oficina foi como utilizar o laboratório de informática com atividades pedagógicas sem o uso da Internet. Orientamos como planejar uma aula utilizando outros recursos tecnológicos alem de repassar e instalar alguns objetos de aprendizagem baixados do Rived e Portal do Professor, grandes fontes de pesquisa disponibilizados pelo MEC.

PNE - Plano Nacional de Educação

Nos dias 05 e 06, próximo passado, atendendo a solicitação da Coordenadora de Gestão Pedagógica e Gabinete, a servidora Sizineide Martins Santos Guedes participou do Encontro Regional sobre o Plano Nacional de Educação com o tema: O Legislativo e a Sociedade construindo juntos, o novo PNE, que terá vigência decenal, de 2011 a 2020, e apresentará as dimensões dos problemas educacionais brasileiros e suas conseqüências sociais, culturais e políticas.
O Plano Nacional de Educação (PNE) tem como objetivos a elevação global do nível de escolaridade da população, a melhoria da qualidade do ensino em todos os níveis, a redução das desigualdades sociais e regionais no tocante ao acesso e à permanência, com sucesso, na educação pública e a democratização da gestão do ensino público. As discussões de cada encontro serão sistematizadas em um relatório que comporá o documento final que servirá de base ao novo PNE
O encontro foi organizado pela CEC – Comissão de Educação e Cultura da Câmara dos Deputados, em parceria com as Assembléias Legislativas e as Secretarias Estaduais de Educação e ocorreu na Assembléia Legislativa do Estado do Tocantins, onde reuniu gestores e educadores,

Momento de Estudo... Cumprindo nossas metas!


"Liderança ó processo de influenciar as atividades de um grupo organizado em direção à realização de um objetivo"(Rauch e Behling)

Todos nós, professores temos ciência de que só crescemos intelectualmente se dedicarmos um pouco do nosso precioso tempo à leitura, aos estudos. É isso! Realizamos no dia 05-11, na sala de reuniões da DRE, um dos nossos Momentos de estudo do NTE junto com toda equipe da nossa Coordenação de Gestão.
O momento foi orientado previamente pela nossa Coordenadora Schierley, que sugeriu a leitura do livro Liderança e Motivação, da série Gestão de Pessoas. Para conduzir a socialização o nosso colega Valfredo o fez com propriedade, uma vez que é o responsável pelo Projeto Liderança nas Escolas. Uma das metas do nosso Plano de Ação é o momento de estudo em equipe. É uma atividade enriquecedora, uma troca de conhecimentos.

quarta-feira, 4 de novembro de 2009

Mais um encontro da Equipe TONOMUNDO

Mais um encontro foi realizado no NTE, com os responsáveis pelo Projeto TONOMUNDO nas escolas de Palmas. Além destes, estiveram presentes representando a Coordenadoria de Tecnologia na Educação, Mercês, Tânia e Mônica e nós do NTE: Neidinha, Márcio e Evani.
O objetivo deste encontro foi socializar as atividades do Modulo ll, com o Tema: Diálogo entre gerações - O que os anciãos de minha cidade sabem; o que os jovem contam. Foram retomadas as etapas de sensibilização, invetigação, expressão, mapeamento e postagens na página da escola, no hotsite do Projeto. As escolas socializaram as atividades realizadas, as entrevistas com os anciãos de Palmas. Foi apresentado um filme sobre o tema Se bem me lembro, e distribuido o livro com o mesmo tema. orientando como escrever as memórias. Realizou uma mini oficina sobre as memorias dos participantes. Foi muito proveitoso para todos.