sexta-feira, 28 de maio de 2010

Congresso Pensar!...

As melhores cabeças discutindo a educação, de 19 a 22 de maio, no Centro de Atividades SESC Palmas.
Quatro dias de muito aprendizado, momento ímpar de "pensar a educação", repensar a nossa prática, ouvir o que há de melhor em experiências educacionais. As palestras foram muito interessantes, com temáticas pertinentes à realidade das nossas escolas. A abertura com o renomado educador Pedro Demo, que explorou Aprendizagem e conhecimento o "Aprender e fazer Aprender" dizendo que "O aluno aprende bem com o professor que aprende bem" "Quem não sabe pensar acredita no que pensa. Quem sabe pensar, questiona o que pensa." Celso Antunes afirmou que "Falar é a principal ferramenta do aprender. Maria Tereza Maldonado falou da importância e dificuldades em impor limites nas crianças: "Limites eficazes são limites claros". Vasco Moreto falou muitíssimo bem sobre Avaliação Escolar, as diferenças entre moral e ética.O índio Daniel Munduruku com o tema educar para transformar, a palestrante Ethel Rosenfeld, Ele é tão legal que até parece normal e Steven Dubner, Não sabendo que era possível ele foi lá e fez, com temas motivacionais. Os minicursos oferecidos foram momentos riquíssimos, especialmente os que participei: Comunidades de (in)formação e Aprendizagem para o Currículo da Educação Básica, com a Prof.DrªTerezinha Fróes e a Oficina de Produção textual com a Prof.Drª Lucilia Romão. Valeu a participação!(Neidinha Guedes)

Encontro Presencial do Curso Mídias na Educação


O Curso Mídias na Educação,oferecido pelo MEC, implementado pela Universidade Federal do Tocantins - UFT, em parceria com a SEDUC, realizou o primeiro encontro presencial no dia 17 de maio no BlocoIII do Campus da UFT em Palmas, sob a orientação da Professora Elaine, coordenadora do Curso Mídias na Educação na UFT.
O Curso visa oferecer a educadores das escolas públicas do Tocantins o acesso e domínio das linguagens de informação e comunicação, difundir o uso das Tecnologias de Informação e Comunicação - TIC no ensino público e incentivar a modalidade de Educação a Distância.O Curso,com carga horária de 180 horas será certificado pela UFT como curso de aperfeiçoamento. Participaram deste momento, os cursistas inscritos do pólo de Palmas, Leila Ramos da Coordenadoria de Tecnologia na Educação -CTE, responsável pela logística das inscrições na SEDUC e Neidinha Guedes do NTE da DRE Palmas.

terça-feira, 18 de maio de 2010