quinta-feira, 11 de agosto de 2011

PROJETO UCA-LANÇAMENTO DO LIVRO: O COMPUTADOR PORTÁTIL NA ESCOLA




Na quinta-feira dia 28 de julho de 2011, no espaço da Feira Literária Internacional do Tocantins Café Literário às 17h30min, houve o lançamento do livro: O Computador Portátil na Escola: Mudanças e Desafios nos processos de Ensino e Aprendizagem - Professora Dra Maria Elizabeth Bianconcini de Almeida e Professora Dra. Maria Elizabette B. Prado – Pesquisadoras do Programa de Pós – Graduação em Educação em matemática da Uniban-SP.




Coordenador Geral da Formação UCA no Tocantins.


Professora Leila é a Coordenadora de Tecnologia Aplicada na Educação, responsável pelo Projeto UCA no Tocantins.




As Escolas Dom Alano desde 2008 e Beira Rio em 2010, foram contempladas com o Projeto e vem dando certo, os professores estão sempre em formação, para melhor atender aos alunos refletindo assim no ensino aprendizagem.



Equipe responsável pelo Projeto UCA em Pamas, no lançamento do Livro Um Computador por Aluno, que trata do primeiro experimento UCA no Colégio Dom Alano.














quarta-feira, 10 de agosto de 2011

Flit – Feira Literária Internacional do Tocantins








Flit – Feira Literária Internacional do Tocantins
Esta foi a primeira edição da Flit, a Feira Literária Internacional do Tocantins. O tema central foi a Diversidade, já que em 2011 comemora-se o Ano Internacional dos Povos Afro-Descendentes, o Ano Internacional das Florestas e o Ano Internacional da Química.
A Secretaria de Educação e Cultura e o Governo do estado promoveram durante dez dias uma grande festa, repleta de novidades, diversão e cultura que possibilitou o encontro entre participantes e os grandes protagonistas do evento, os autores, escritores, poetas e pensadores. Três escritores foram homenageados pela FLIT: Marie Curie, homenageada internacional; Augusto dos Anjos, como escritor nacional; e Juarez Moreira Filho, como homenageado regional.
O evento teve como objetivo ampliar o acesso da população aos bens culturais, sociais e consolidar uma política de incentivo à produção literária e cultural do Tocantins. Assim, promover a feira como parte do calendário nacional de eventos culturais e literários, foi de grande importância tendo em vista que o evento foi considerado pelos visitantes como a maior feira literária e cultural do norte do Brasil.
A Praça dos Girassóis foi palco para a Flit no qual foi utilizado todo o espaço onde se localizam as sedes dos poderes Legislativo, Judiciário e Executivo do Tocantins. O evento ofereceu uma vasta programação cultural para todos os tipos de públicos, as atividades aconteceram simultaneamente, palestras, show, oficinas, debates, filmes, lançamentos de livros, exposições e apresentações artísticas. Essas atividades aconteceram nos seguintes espaços: Salão do Livro, Estação Jovem Campeão, Estação Cordel, Estação Multicultural, Estação Cinema, Concha Acústica, Circuito Gastronômico, Estação Folguedos, Circo, Sebo, Parque de Diversões, Café Literário, Auditório Juarez Moreira, Palcos Itinerantes.
Tivemos ainda no encerramento da Flit o Coral Mil Vozes composta por alunos das redes Estaduais, Municipais e Privadas de Palmas, que encantaram o público com as dezessete canções Regionais, Nacionais e Internacionais apresentadas na escadaria do Palácio Araguaia.