quinta-feira, 9 de fevereiro de 2012

OFICINA MAPAS CONCEITUAIS – CEM CASTRO ALVES















Como professores multiplicadores do NTE – Palmas, buscamos dar apoio aos professores quanto ao uso dos recursos tecnológicos em sala de aula, através de formações e oficinas. E atendendo o convite da Diretora do CEM Castro Alves, Professora Vera, em 27 de janeiro de 2012, realizou-se uma Oficina com os professores sobre Mapas Conceituais com duração de 4 horas, visando contribuir para o aperfeiçoamento e inovação do fazer pedagógico de nossos professores.


Muitas são as possibilidades de utilizar pedagogicamente os mapas conceituais, onde o professor trabalha com seus alunos a sua construção ao expor o conteúdo, ou explanar sua aula através de um pronto e posteriormente indicar como atividade, a construção de um mapa conceitual para que o professor avalie sua aula e o aprendizado de seus alunos.









Ao construir um mapa, o aluno pode traçar o seu próprio roteiro de acordo com as ideias que ele tem sobre o conteúdo abordado, a fim de esclarecê-lo e chegar a dominá-lo de acordo com as suas necessidades.



NTE-PALMAS EM AÇÃO - OFICINA DE WEBQUEST

Em 26 de janeiro de 2012, o NTE-Palmas realizou com os professores de Educação Especial uma oficina de Webquest, com o objetivo de incentivar o uso de ferramentas tecnológicas como recurso pedagógico em sala de aula. A ferramenta Webquest é de fácil utilização tanto pelo professor quanto pelo aluno e busca auxiliar na aprendizagem de um determinado conteúdo ou tema que o professor deseje trabalhar, sendo necessária a postagem do roteiro da atividade que se deseja desenvolver. Estando com sua webquest pronta, mãos à obra! Mostre a seus alunos a importância da pesquisa em sites, que já deve estar disponibilizado, para a resolução da atividade. É muito simples, basta que o professor use e abuse de sua CRIATIVIDADE.

BOM TRABALHO!!!!!