MEMORIAL MULTIPLICADOR
NOME: Maria Evani Matos Azevedo
E-MAIL: mariaazevedo@seduc.to.gov.br
TELEFONE: (63) 3218-1463 / 9994-3489
1 - O que aprendeu como mediador (a) do curso?
Aprendir que em um curso on-line o professor mediador se torna um
facilitador da aprendizagem dos alunos - ajuda-os a aprender a aprender. Deve criar, condições para que os alunos adquiram informações, conheçam a cultura e a construam,bem com os novos conhecimentos.
Aprendir que a relação professor-aluno deve gerar um clima que facilite a aprendizagem que deve ser centrada no aluno, possibilite também, que seja um professor autêntico e, ao mesmo tempo, aceite o aluno como sujeito real, dotado de sentimentos, imperfeições e muitas potencialidades. Como professor mediador devemos nos colocar sempre no lugar do outro para perceber como se dá sua aprendizagem, compreender da capacidade construtora do indivíduo e de todo grupo. O ambiente on-line traz desafios aos professores mediadores por ser um espaço diferenciado de ensino.
2 -Que dificuldades enfrentou e o que ajudou a superá-las?
Como já coloquei nos relatórios as seguintes dificuldades: Falta de comunicação nas escolas para divulgação dos cursos, Falta de compromisso por parte da gestão não oferecendo aos cursistas meios para que os mesmos realizem os cursos, oferecidos a unidade escolares os, falta de compromisso por parte dos cursistas que iniciam o curso e por qualquer obstáculo que aparece simplesmente deixam de finalizar-lo .
Difícil Conectividade, no Laboratório do NTE e nas unidades escolares para a realização dos Presenciais, muitos cursistas insatisfeitos por não conseguir entrar no curso durante o presencial, devido a internet. Mais tudo isto é um aprendizado.
3. O curso proporcionou alguma mudança na sua prática pedagógica? Em que aspectos?
Com a inserção de tecnologias no âmbito da educação tem provocado mudanças na maneira de ensinar e aprender – seja na modalidade presencial ou a distância. Isso vem exigir que nos professores repensemos mudanças em nossa prática pedagógica e busquemos atuar em espaços não mais tradicionais de ensino. A modalidade a distância é o novo espaço de sala de aula, pois abre possibilidades de atuação docente ao ter que transpor barreiras de tempo e espaço. O curso me proporcionou mudanças nos seguintes aspectos: Habilidade em diagnosticar o sentido, respeitar as experiências vividas e aproveitá-las em situações de aprendizagem, habilidades diante de respaldar e argumentar idéias; de participar no processo de trabalho colaborativo; de negociação; Capacidade de identificar e resolver problemas; de comunicação; de expressar pensamento crítico; de analisar, sintetizar e avaliar informações;de auto-estudo; Criatividade e de respeito.
4 - Outros comentários ou sugestões.
Uma sugestão: devemos iniciar os cursos sempre no inicio do ano, pois os cursos que tem inicio no 2º semestre principalmente nos meses de outubro e novembro, ficam prejudicados. Que possamos iniciar o curso de Linux direcionado todas as escolas de uma maneira mais diferenciada, vamos amadurecer essa idéia
NOME: Maria Evani Matos Azevedo
E-MAIL: mariaazevedo@seduc.to.gov.br
TELEFONE: (63) 3218-1463 / 9994-3489
1 - O que aprendeu como mediador (a) do curso?
Aprendir que em um curso on-line o professor mediador se torna um
facilitador da aprendizagem dos alunos - ajuda-os a aprender a aprender. Deve criar, condições para que os alunos adquiram informações, conheçam a cultura e a construam,bem com os novos conhecimentos.
Aprendir que a relação professor-aluno deve gerar um clima que facilite a aprendizagem que deve ser centrada no aluno, possibilite também, que seja um professor autêntico e, ao mesmo tempo, aceite o aluno como sujeito real, dotado de sentimentos, imperfeições e muitas potencialidades. Como professor mediador devemos nos colocar sempre no lugar do outro para perceber como se dá sua aprendizagem, compreender da capacidade construtora do indivíduo e de todo grupo. O ambiente on-line traz desafios aos professores mediadores por ser um espaço diferenciado de ensino.
2 -Que dificuldades enfrentou e o que ajudou a superá-las?
Como já coloquei nos relatórios as seguintes dificuldades: Falta de comunicação nas escolas para divulgação dos cursos, Falta de compromisso por parte da gestão não oferecendo aos cursistas meios para que os mesmos realizem os cursos, oferecidos a unidade escolares os, falta de compromisso por parte dos cursistas que iniciam o curso e por qualquer obstáculo que aparece simplesmente deixam de finalizar-lo .
Difícil Conectividade, no Laboratório do NTE e nas unidades escolares para a realização dos Presenciais, muitos cursistas insatisfeitos por não conseguir entrar no curso durante o presencial, devido a internet. Mais tudo isto é um aprendizado.
3. O curso proporcionou alguma mudança na sua prática pedagógica? Em que aspectos?
Com a inserção de tecnologias no âmbito da educação tem provocado mudanças na maneira de ensinar e aprender – seja na modalidade presencial ou a distância. Isso vem exigir que nos professores repensemos mudanças em nossa prática pedagógica e busquemos atuar em espaços não mais tradicionais de ensino. A modalidade a distância é o novo espaço de sala de aula, pois abre possibilidades de atuação docente ao ter que transpor barreiras de tempo e espaço. O curso me proporcionou mudanças nos seguintes aspectos: Habilidade em diagnosticar o sentido, respeitar as experiências vividas e aproveitá-las em situações de aprendizagem, habilidades diante de respaldar e argumentar idéias; de participar no processo de trabalho colaborativo; de negociação; Capacidade de identificar e resolver problemas; de comunicação; de expressar pensamento crítico; de analisar, sintetizar e avaliar informações;de auto-estudo; Criatividade e de respeito.
4 - Outros comentários ou sugestões.
Uma sugestão: devemos iniciar os cursos sempre no inicio do ano, pois os cursos que tem inicio no 2º semestre principalmente nos meses de outubro e novembro, ficam prejudicados. Que possamos iniciar o curso de Linux direcionado todas as escolas de uma maneira mais diferenciada, vamos amadurecer essa idéia
Nenhum comentário:
Postar um comentário