quinta-feira, 9 de dezembro de 2010

MEMORIAL REFLEXIVO

MEMORIAL DO MULTIPLICADOR
NOME: Sizineide Martins Santos Guedes
E-MAIL: sizineidems@gmail.com
TELEFONE: (63) 3218-1463 / 995401666 - 84362162

Como mediadora do curso Ensinando e Aprendendo com as TIC, posso dizer que foi uma experiência diferente, mas significativa, onde pude aprender a conhecer as potencialidades e dificuldades dos nossos professores, a diversidade de idéias quando o assunto é aprender e ensinar. Pude perceber as limitações ao tentar expressar o parco conhecimento adquirido em um texto com grandes possibilidades de ir além. É a nossa realidade... A dificuldade de organização do tempo para conciliar e adaptar a nova condição de trabalhar e estudar, o que é imprescindível para o professor na sua essência.
Encontramos sim, algumas dificuldades para a realização do curso desde as mais elementares. Do cursista que não tinha email, ainda não havia utilizado essa tecnologia a seu favor e até o uso elementar dos aplicativos básicos, ajudamos a vencer esses obstáculos que são essenciais para um curso a distância, falta do hábito da leitura para os módulos, trabalhamos a importância da leitura dos módulos do curso, da leitura dos textos disponíveis no ambiente, para o enriquecimento e dinamismo nas aulas, falta de apoio de gestores que não liberavam para os encontros presenciais, para tanto, encaminhamos ofícios solicitando maior envolvimento da gestão e sua equipe no apoio aos cursistas, na realização do curso, sugerindo as horas atividades para o estudo. A falta de compromisso dos cursistas também foi um empecilho, desistem com muita facilidade, pois foram várias vezes que tivemos que ligar para as escolas, ou até para os telefones pessoais dos cursistas para que realizassem e postassem as atividades atrasadas, para não desistirem do curso.
Sempre podemos melhorar a nossa prática quando trabalhamos em um curso, seja qual for a modalidade. Ao ler as produções dos nossos cursistas, ao avaliarmos, ao visitar os blogs, estamos vendo o que é bom para adaptarmos a nossa realidade. Posso dizer que foi uma experiência enriquecedora e gratificante, apesar das dificuldades encontradas.
Palmas, dezembro de 2010.

Nenhum comentário:

Postar um comentário