quinta-feira, 9 de dezembro de 2010

MEMORIAL REFLEXIVO

MEMORIAL DO MULTIPLICADOR
NOME: Sizineide Martins Santos Guedes
E-MAIL: sizineidems@gmail.com
TELEFONE: (63) 3218-1463 / 995401666 - 84362162

Como mediadora do curso Ensinando e Aprendendo com as TIC, posso dizer que foi uma experiência diferente, mas significativa, onde pude aprender a conhecer as potencialidades e dificuldades dos nossos professores, a diversidade de idéias quando o assunto é aprender e ensinar. Pude perceber as limitações ao tentar expressar o parco conhecimento adquirido em um texto com grandes possibilidades de ir além. É a nossa realidade... A dificuldade de organização do tempo para conciliar e adaptar a nova condição de trabalhar e estudar, o que é imprescindível para o professor na sua essência.
Encontramos sim, algumas dificuldades para a realização do curso desde as mais elementares. Do cursista que não tinha email, ainda não havia utilizado essa tecnologia a seu favor e até o uso elementar dos aplicativos básicos, ajudamos a vencer esses obstáculos que são essenciais para um curso a distância, falta do hábito da leitura para os módulos, trabalhamos a importância da leitura dos módulos do curso, da leitura dos textos disponíveis no ambiente, para o enriquecimento e dinamismo nas aulas, falta de apoio de gestores que não liberavam para os encontros presenciais, para tanto, encaminhamos ofícios solicitando maior envolvimento da gestão e sua equipe no apoio aos cursistas, na realização do curso, sugerindo as horas atividades para o estudo. A falta de compromisso dos cursistas também foi um empecilho, desistem com muita facilidade, pois foram várias vezes que tivemos que ligar para as escolas, ou até para os telefones pessoais dos cursistas para que realizassem e postassem as atividades atrasadas, para não desistirem do curso.
Sempre podemos melhorar a nossa prática quando trabalhamos em um curso, seja qual for a modalidade. Ao ler as produções dos nossos cursistas, ao avaliarmos, ao visitar os blogs, estamos vendo o que é bom para adaptarmos a nossa realidade. Posso dizer que foi uma experiência enriquecedora e gratificante, apesar das dificuldades encontradas.
Palmas, dezembro de 2010.

quarta-feira, 8 de dezembro de 2010

Memorial do Professor Mediador

MEMORIAL MULTIPLICADOR
NOME: Maria Evani Matos Azevedo
E-MAIL: mariaazevedo@seduc.to.gov.br
TELEFONE: (63) 3218-1463 / 9994-3489

1 - O que aprendeu como mediador (a) do curso?
Aprendir que em um curso on-line o professor mediador se torna um
facilitador da aprendizagem dos alunos - ajuda-os a aprender a aprender. Deve criar, condições para que os alunos adquiram informações, conheçam a cultura e a construam,bem com os novos conhecimentos.
Aprendir que a relação professor-aluno deve gerar um clima que facilite a aprendizagem que deve ser centrada no aluno, possibilite também, que seja um professor autêntico e, ao mesmo tempo, aceite o aluno como sujeito real, dotado de sentimentos, imperfeições e muitas potencialidades. Como professor mediador devemos nos colocar sempre no lugar do outro para perceber como se dá sua aprendizagem, compreender da capacidade construtora do indivíduo e de todo grupo. O ambiente on-line traz desafios aos professores mediadores por ser um espaço diferenciado de ensino.
2 -Que dificuldades enfrentou e o que ajudou a superá-las?
Como já coloquei nos relatórios as seguintes dificuldades: Falta de comunicação nas escolas para divulgação dos cursos, Falta de compromisso por parte da gestão não oferecendo aos cursistas meios para que os mesmos realizem os cursos, oferecidos a unidade escolares os, falta de compromisso por parte dos cursistas que iniciam o curso e por qualquer obstáculo que aparece simplesmente deixam de finalizar-lo .
Difícil Conectividade, no Laboratório do NTE e nas unidades escolares para a realização dos Presenciais, muitos cursistas insatisfeitos por não conseguir entrar no curso durante o presencial, devido a internet. Mais tudo isto é um aprendizado.
3. O curso proporcionou alguma mudança na sua prática pedagógica? Em que aspectos?
Com a inserção de tecnologias no âmbito da educação tem provocado mudanças na maneira de ensinar e aprender – seja na modalidade presencial ou a distância. Isso vem exigir que nos professores repensemos mudanças em nossa prática pedagógica e busquemos atuar em espaços não mais tradicionais de ensino. A modalidade a distância é o novo espaço de sala de aula, pois abre possibilidades de atuação docente ao ter que transpor barreiras de tempo e espaço. O curso me proporcionou mudanças nos seguintes aspectos: Habilidade em diagnosticar o sentido, respeitar as experiências vividas e aproveitá-las em situações de aprendizagem, habilidades diante de respaldar e argumentar idéias; de participar no processo de trabalho colaborativo; de negociação; Capacidade de identificar e resolver problemas; de comunicação; de expressar pensamento crítico; de analisar, sintetizar e avaliar informações;de auto-estudo; Criatividade e de respeito.
4 - Outros comentários ou sugestões.
Uma sugestão: devemos iniciar os cursos sempre no inicio do ano, pois os cursos que tem inicio no 2º semestre principalmente nos meses de outubro e novembro, ficam prejudicados. Que possamos iniciar o curso de Linux direcionado todas as escolas de uma maneira mais diferenciada, vamos amadurecer essa idéia

Uma Ação de Sucesso do Curso 100H -Turma A